Traducir este Blog a tu idioma/Translate this blog into your language:

Neve em Cochabamba

Neve em Cochabamba
Visitamos o Tunari

Assine o Feed gratuitamente para receber por email as atualizações do Blog:

Se você sentir desejo de contribuir com esta Obra...

BANCO DO BRASIL AGENCIA: 1635-7 CONT. CORRENTE: 29.148-X MARCONE WELLINGTON LOPES GERMANO

domingo, 3 de abril de 2011

Projeto Nova Vida/Proyecto Nueva Vida/New Life Project

REALIDADE DE MUITAS CRIANÇAS BOLIVIANAS.
RECENTEMENTE MATRICULAMOS DUAS CRIANÇAS NO PROJETO QUE VIVEM UMA SITUAÇÃO ATIPICA A QUE ESTÃO VIVENDO MUITAS OUTRAS CRIANÇAS BOLIVIANAS. FILHOS DE PAIS SEPARADOS, A MÃE MORA NA ESPANHA POR QUESTÃO DE TRABALHO, OS MESMOS MORAM COM O PAI E OUTROS FAMILIARES E MAIS DOIS IRMAOZINHOS MENORES. O PAI É ALCOLATRA E PASSA DE 3 A 4 DIAS NA SEMANA FORA DE CASA. O MENINO QUE SE CHAMA EDSON CHEGOU NO PROJETO PARA A MATRICULA COM MARCAS DE AGRESSÃO NO CORPO E ESPRESSANDO MUITO MEDO DO PAI. ( O MESMO ESTA RECEBENDO ASSITENCIA PSICOLOGICA PELOS TRAUMAS CAUSADOS PELAS CONSTANTES AGRESSÕES DO PAI ). ELE QUE TEM 10 ANOS, JUNTAMENTE COM SUA IRMANZINHA DE 09 ANOS QUE SE CHAMA MELODY, ESTÃO RECEBENDO APOIO DO PROJETO.





O PROJETO NOVA VIDA DE APOIO A CRIANÇAS BOLIVIANAS EM DESVANTAGEM SOCIAL, ESTA NO SEU SEXTO MÊS.
HOJE, CONTAMOS COM 30 CRIAÇAS MATRICULADAS NO PROJETO. RECEBENDO APOIO NAS SEGUINTES AREAS:
ALIMENTAÇÃO;
REFORÇO ESCOLAR;
SAÚDE;
HIGIÊNE;
ESPORTE E CULTURA;
ACONSELHAMENTO BÍBLICO;
EVANGELISMO E DISCIPULADO.
CONTAMOS COM 8 VOLUNTÁRIOS TRABALHANDO NO PROJETO.
AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS NOS SEGUINTES DIAS: TERÇAS; QUINTAS; SÁBADOS E DOMINGOS.
AJUDE-NOS A LEVAR A NOVA VIDA DE JESUS A CRIANÇAS BOLIVIANAS E FAMILIARES DAS MESMAS.
Passado um ano da realização do Projeto Bolívia, com o trabalho consolidado e em expansão, sentimos a necessidade de iniciar uma atividade social na comunidade onde estamos inseridos mas por onde começar? Havia tanta carência? Tiquipaya é uma cidade na periferia de Cochabamba e nosso bairro fica na periferia de Tiquipaya. É uma região de contrastes onde casas luxuosas e condomínios privados disputam espaços com casinhas de pau a pique. Onde famílias inteiras vivem em habitações de cômodo único e banheiro ainda é um luxo para boa parte dos habitantes. Nas ruas se podem ver carrões japoneses transitando em meio a rebanhos bovinos e crianças que levam crianças menores nos braços.

Crianças... São tantas e todas as idades. Algumas cuidadas pelos próprios irmãos enquanto os pais saem a trabalhar. São as vítimas mais diretas e indefesas da sociedade. Elas fazem parte das páginas policiais dos noticiários cotidianos como vítimas de violência familiar, abuso sexual, e outras calamidades. Sabemos que muitos casos semelhantes nem se quer saem das quatro paredes das casas onde vivem. Por essas e por outras situações entendemos que nosso "público alvo" seria as crianças carentes do bairro. A idéia era criar um projeto voltado para as crianças, mas que tipo de projeto exatamente deveria ser? Depois de algumas considerações
e oração, chegamos à conclusão de que seria um projeto de reforço escolar e que pudesse prover assistência médica, alimentação, evangelismo e discipulado.

Definido o tipo do projeto, passamos a buscar um nome que traduzisse nossa visão. O nome escolhido foi "Proyecto Nueva Vida". Exatamente o que estávamos anelando para as crianças que viessem a fazer parte dele - uma nova vida em Cristo. Não foi difícil encontrar crianças que se encaixavam no perfil do projeto, eram muitas, mas não podíamos receber a todas, nosso espaço físico era limitado e, num primeiro momento decidimos receber apenas 15. Na verdade já começamos com 17. Definidos esses pontos básicos, teríamos que levantar os recursos para a realização do projeto e vimos que não dispúnhamos do dinheiro necessário e foi quando surgiu a idéia de buscar parceiros, ou padrinhos. Mandamos cartas e fizemos uma pequena divulgação e logo tivemos respostas. Irmãos de várias igrejas se dispuseram a abraçar este desafio conosco e demos início ao trabalho. Infelizmente, nem todos os que se comprometeram foram fiéis e tivemos que fazer novos apelos por mais padrinhos.

No primeiro dia do Projeto fizemos um verdadeiro mutirão de limpeza. Enquanto alguns voluntários aplicavam shampoo anti-piolhos, outros cortavam e limpavam as unhas dos pés e mãos das crianças. Uma irmã se encarregou de cortar os cabelos e outro irmão deu uma aula sobre higiene bucal. Cada criança recebeu um kit com a camiseta do Projeto, escova e creme dental, sabonete e um novo testamento. Os pais também estiveram presentes para uma reunião onde as normas do Projeto foram expostas e eles puderam tirar suas dúvidas.

Hoje estamos com a capacidade máxima de alunos, as dependências que estamos usando estão no limite, o Projeto funciona com 3 classes, duas nas dependências da igreja e uma na casa do Pr. Wellington e já estamos nos empenhando por buscar um local maior, inclusive porque necessitamos registrar o Projeto e, com a atual estrutura, o Governo certamente nos negará o registro. Estamos adaptando lugares, mas sabemos que não é o ideal para o funcionamento de um Projeto como o nosso.

Como frutos desse trabalho, temos a conversão de duas mães de crianças participantes, o testemunho dos filhos e a assistência familiar proposta pelo projeto foram fundamentais no evangelismo dessas irmãs.

Atualmente o projeto conta com 30 participantes entre crianças e adolescentes. Somos uma equipe de 9 pessoas sendo que 5 são bolivianos que recebem uma ajuda de custo. O Projeto funciona regularmente nas terças e quintas das 13:00h às 17:00h e esporádicamente nos fins de semana com aulas de artes (música, teatro e artesanato). Nosso programa diário é composto de recepção, almoço, higiene pessoal, devocional, reforço escolar, lanche, jogos e despedida. ( na area da saúde o projeto paga consultas, exames e ajuda na medicação receitada pelos médicos para as crianças )

A Organização de Vizinhos respalda o projeto e considera relevante nosso trabalho, muitas famílias aguardam vaga para seus filhos e cremos que o Projeto tem muito a crescer. Vamos completar 6 meses de atividades e nos alegramos por tudo o que Deus nos tem dado até o presente momento. Louvamos a Deus pela vida dos irmãos que tem sido fiéis nas contribuições, elas tem sido de grande ajuda. Nosso desafio agora é a aquisição de um computador com conexão à Internet para uso dos alunos em pesquisas escolares. Não ha bibliotecas públicas no bairro e esse recurso seria de grande utilidade para o Projeto.

Finalmente, queremos desafiar novos irmãos que queiram juntar-se a nós. Como já foi dito, temos o desafio de encontrar um lugar com a estrutura necessária para o Projeto e dar entrada no registro junto ao Governo. São grandes desafios para adequar nosso trabalho às exigências governamentais e necessitaremos de recursos para atingir essas metas.
Entre em contato conosco e saiba como ajudarnos pelos e-mails: mwlopesg2@hotmail.com - projetonovavida@r7.com